domingo, 1 de junho de 2008


Foto de Rui Fernando Correia


Saber-me morto é saber-me livre. Quando carrego a verdade como sendo parte de mim receio apenas a imaginação. O concreto, o real é manso, feito de raízes profundas agarradas ao fiel da vida. Sei-me em destino, sei-me em ciência. Expurgo, inexoravelmente, a força bruta do medo.

O medo é um dia da semana. A morte é a chuva que asperge delicadamente os campos verdejantes da ilusão. Se sorrio é porque já sei que a chuva molha-me por cada vez que me toca com a solenidade cândida de seus pingos, esse bambolear de dedos nos afagos dados nas teclas de um piano.

Tenho tempo. Sei o que me basta. Sou um boneco de neve que fita o sol como um abraço subentendido na distância das diferenças. Há sempre mais. Um dia que houver por aí, indigente, surgirá, de repente, se vier, se vier…A água que o calor evapora já não é espera nem demora é um ataque de lucidez.

Quantas palavras são pudor, quantos silêncios são nudez! A liberdade faz-se em cada instante por entre os muros do pensamento. Já me vi. Vi-me nu, vi-me cadáver, vi-me nada. Esvaziei-me. Assim sou o que acontece. Morto, matei a morte. Agora tenho-me a mim e nada me pesa. Os dias são demasiado fáceis.

João Vasco

6 comentários:

DarkPassion disse...

Os dias são te fáceis... gostaria que os meus tb o fossem...*

Irene Ermida disse...

tranquilidade ou indiferença? ler estas linhas levou-me a sítios desejados em dias de assim-assim.

DS disse...

Mataste a morte com o teu olhar fixo e lúcido. Como é fácil afinal! Basta viver cada instante, aspirar a seiva da vida dia após dia, momento após momento.
Bjos!

Lúcia Laborda disse...

Oie João, as vezes até a morte não é libertação. Até em nostálgicas palavras, esconde-se uma uma doce razão. O tempo... senhor da razão.
Belo post! Boa semana! Beijos

Lúcia Laborda disse...

Oie lindinho! Entre palavras e silêncios constrói-se um mundo de alegrias e dores, até se encontrar o caminho...
Bom fim de semana! Beijos

Anônimo disse...

Oie meu amigo lindo! Passei para lhe ver e desejar um bom final de semana! Beijos